A Federação Farmacêutica Internacional (FIP) publicou no seu portal, que atualizou as orientações para os farmacêuticos sobre o coronavírus, também denominado por covid-19.
Este documento vem substituir o anterior, emitido no mês passado.
“A situação desenvolveu-se rapidamente e foi necessária uma atualização urgente, pois, em todo o mundo, estamos a aprender mais sobre este novo vírus”, indica disse Jane Dawson, presidente da Força-Tarefa de Emergência do FIP.
As novas orientações incluem recomendações no que concerne a “modos de transmissão e período de incubação”, “operações e instalações da farmácia: garantindo a segurança e a continuidade do serviço”, “medidas preventivas, incluindo o uso de máscaras”, “intervenções de farmácia e aconselhamento de pacientes”, “produtos e procedimentos de limpeza e desinfecção”, entre outras.
As orientações abordam também indicações no que se refere ao “uso de ibuprofeno, inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores da angiotensina e corticosteróides durante a pandemia de coronavírus”.
Outros dos assuntos mencionados tem a ver com a afluência às farmácias.
“Desde que o covid-19 foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde há pouco mais de uma semana, e com alguns países entrando em confinamento, vimos uma dependência ainda maior de farmacêuticos como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde”, indicam no comunicado.
A FIP termina por agradecer aos farmacêuticos de todo o mundo “o trabalho incrível que estão a realizar sob crescente pressão e esperamos que esta orientação atualizada os apoie em sua prática ”, sublinhou Jane Dawson.