A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou esta sexta-feira, dia 17, que o Governo vai aumentar o número de testes covid-19 gratuitos por pessoa, que está agora fixado em quatro por mês, disponibilizados em farmácias comunitárias.
Questionada pelos jornalistas durante uma conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, Marta Temido disse que a medida “poderá avançar” na próxima semana.
Na sequência do constante apelo à testagem, nomeadamente “antes de eventos sociais, em especial no Natal”, questionada pela Lusa sobre se o governo admite impor um travão aos preços dos autotestes, que têm disparado, Marta Temido não respondeu em concreto, mas disse que o Governo está a considerar o “alargamento do número de testes por indivíduo” – sem, no entanto, e apesar de várias perguntas dos jornalistas, indicar que número será esse.
“Poderá avançar já na semana que vem”, disse, fazendo depender a decisão do “contexto a observar” nessa altura.
O Governo mantém a “política de disponibilização de testes gratuitos em farmácias comunitárias”, frisou, apelando às pessoas para que façam “os testes a que já têm acesso”.