Covid-19: Hospital Santa Maria já entregou 1.330 medicamentos 987

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou que desde abril já realizou 1.330 entregas de medicamentos de dispensa hospitalar na casa de doentes ou nas farmácias em todo o país.

De acordo com o comunicado da CHULN, “o Programa de Acesso ao Medicamento Hospitalar (PAM-H) tornou mais fácil e seguro o levantamento de medicação, que passou a ser enviada para uma farmácia de proximidade ou domicílio do doente. Um serviço que abrange utentes do Minho ao Algarve, incluindo as ilhas”.

O CHULN indica ainda que o Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica do centro hospitalar “faz chegar diariamente medicamentos a 50 doentes de todo o país, garantindo o acesso aos tratamentos e a segurança dos utentes no âmbito do plano de contingência contra a pandemia da covid-19”.

A nota divulgada informa ainda que “desde o início da pandemia, entre atendimentos presenciais e envio de medicação, foi fornecida terapêutica para cerca de 9.200 doentes” do centro hospitalar, que integra o Hospital Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.

Lembrar que Programa de Acesso ao Medicamento Hospitalar abrange doentes crónicos imunodeprimidos, transplantados renais, doentes sob terapêutica com medicamentos biológicos, os oncológicos, e os doentes com esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica.