A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) anunciou através de comunicado, que a indústria farmacêutica já recebeu donativos superiores a três milhões de euros para apoiar o combate à covid-19.
Segundo a nota divulgada, “à data, os apoios da Apifarma e das empresas farmacêuticas suas associadas totalizam 3.113.173 euros, repartidos” por várias rubricas.
Este valor inclui um contributo financeiro de 500 mil euros realizado no âmbito da iniciativa promovida pela Comissão Europeia “Resposta Global à covid-19”, para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e tratamentos.
Outro dos destaques foi a verba de 1,1 milhões de euros para o Fundo de Apoio Financeiro “Todos Por Quem Cuida”, criado em conjunto com a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos, para compra de equipamento hospitalar, de proteção individual e outro material necessário a todos os profissionais que combatem a covid-19.
Para projetos e diversas entidades, entre as quais se incluem o Serviço Nacional de Saúde, autarquias, instituições de ensino e prestadores de saúde, foram destinados 958.000 euros. Aqui inclui-se o donativo no valor de 40 mil euros à Associação para o Desenvolvimento do Ensino e Investigação em Microbiologia (ADEIM) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa para aquisição de material de diagnóstico, assim como o donativo no valor de 30 mil euros à Associação Dignitude para o “Fundo de Emergência :abem covid-19”, especificamente direccionado para o apoio à entrega domiciliária de medicamentos a doentes que carecem de terapêutica habitualmente de dispensa hospitalar.
Foram ainda feitos donativos em espécie de valor superior a 561 mil euros, onde se enquadram um vídeolaringoscópio, oxímetros, monitores, máscaras FFP2, batas de protecção, máscaras cirúrgicas, luvas, antissépticos, entre outros.
O Fundo de Apoio criado pela Apifarma, com o contributo activo das empresas farmacêuticas suas associadas, continua aberto e a receber contributos e donativos.