Covid-19: Linha de Aconselhamento Psicológico recebeu 112 mil chamadas 343

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) recebeu 112 mil chamadas desde que foi criada no início da pandemia de covid-19.

A informação foi avançada pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, à agência Lusa.

A linha foi criada no dia 1 de abril de 2020, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8.000 de profissionais de saúde.

“Acho que foi fundamental criá-la nessa altura e acho que é fundamental mantê-la”, embora por razões diferentes, defendeu Luís Goes Pinheiro, acrescentando que “na altura, foi crucial, pois havia muita incerteza, muita ansiedade e muitas dúvidas” relativamente ao presente e ao futuro decorrentes do medo da doença e do confinamento, o que “foi violentíssimo para as pessoas”.

Para o presidente dos SPMS foi importante haver uma “uma voz” que pudesse dar tranquilidade e apoio às pessoas mais fragilizadas.

Lembrar que este serviço teve o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Fundação Calouste Gulbenkian.