Covid-19: Mais de 400 mil certificados digitais já emitidos em Portugal 682

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) anunciaram que, desde 16 de junho, já foram emitidos mais de 400 mil certificados digitais da covid-19 da União Europeia (UE), em Portugal.

“Até ao momento, já foram emitidos mais de 400 mil certificados digitais covid da UE: certificado de vacinação; certificado de teste e certificado de recuperação” da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, adiantou à agência Lusa fonte dos SPMS.

Este certificado pode ser pedido, desde 16 de junho, no portal SNS 24.

O certificado comprova que o seu portador realizou um teste negativo de despiste da covid-19, que tem a vacinação completa ou que está recuperado da infeção.

O Conselho de Ministros já aprovou o decreto-lei que executa na ordem jurídica portuguesa e regulamenta esse certificado.

Os certificados digitais podem começar a ser utilizados a partir de 1 de julho, nas viagens internacionais e, já esta semana, em eventos para os quais já era obrigatório apresentar um teste negativo para o coronavírus, como batizados, casamentos, eventos com mais de 500 pessoas no interior, ou 1.000 no exterior.

O certificado é gratuito, foi concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE, e funciona como um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e na língua nacional do cidadão e em inglês.