Covid-19: Mais de 400 mil idosos receberam segunda dose de reforço 538

Mais de 400 mil pessoas com mais de 80 anos e os residentes nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas já receberam a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, anunciou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, divulgado pela Lusa, a DGS adiantou que, até ao final do dia 5, a administração da segunda dose de reforço, que se iniciou a 16 de maio, já tinha chegado “a cerca de 407 mil pessoas”. Os cidadãos têm sido convocados através de mensagem SMS ou por chamada telefónica e ainda por agendamento central, estando também disponível a modalidade de ‘casa aberta’. Também estão a ser simultaneamente convocadas pessoas que ainda não fizeram a primeira dose de reforço e que se encontram elegíveis para a receber, adianta a DGS.

A população elegível para esta segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, incluindo recuperados da infeção. Recentemente, a DGS e o Ministério da Saúde anunciaram que a próxima campanha de vacinação do outono e inverno prevê a coadministração das vacinas contra a gripe e covid-19 em idosos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e cuidados continuados.