A Novartis anunciou que vai disponibilizar um portefólio que inclui 15 medicamentos da divisão Sandoz para doenças gastrointestinais, sintomas respiratórios agudos, pneumonia e choque séptico, com o intuito de ajudar os doentes de países de baixos rendimentos a terem acesso a medicamentos para tratar os principais sintomas da covid-19.
Os medicamentos serão disponibilizados a governos, organizações não-governamentais e a outros clientes institucionais, num total de 79 países elegíveis.
O portefólio será vendido sem fins lucraticvos durante a pandemia, até que um tratamento curativo ou vacina esteja disponível.
Os países terão flexibilidade para selecionar os medicamentos do portefólio que atendam às suas necessidades de saúde.
Os medicamentos incluídos neste portefólio são Amoxicilina, Ceftriaxona, Claritromicina, Colquicina, Dexametasona, Dobutamina, Fluconazol, Heparina, Levofloxacina, Loperamida, Pantoprazol, Prednisona, Prednisolona, Salbutamol, Vancomicina.
Este portefólio será oferecido juntamente com o portefólio de Acesso da Novartis (medicamentos dentro e fora das patentes contra as principais doenças não transmissíveis) através de um associado da Novartis ou da Sandoz.