A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou formalmente a ADAPTT Surge Planning Support Tool como instrumento global para o planeamento de necessidades para a resposta à pandemia de covid-19.
Esta ferramenta foi desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela GLINTT – Global Intelligent Technologies, em colaboração com a OMS.
A ADAPTT é uma ferramenta destinada ao planeamento de cuidados de saúde, tais como gerir o número de camas necessários, as datas de escassez prevista de cada tipologia de camas, e os recursos humanos necessários para diferentes especialidades e competências de médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde.
Permite também que os utilizadores dos vários países insiram os seus dados epidemiológicos, variem os cenários de mitigação (ao usar o modelo epidemiológico ilustrativo da ferramenta) e adaptem a ferramenta a diferentes taxas.
A ferramenta já se encontra em testes em vários países das diferentes regiões da OMS. Em Portugal foi disponibilizada ao Ministério da Saúde Português a 30 de março. Neste momento está traduzida em cinco línguas: inglês, russo, espanhol, português e árabe.