Covid-19: OMS e UNICEF alertam para a manutenção dos programas de vacinação 910

De acordo com um comunicado conjunto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chamaram a atenção dos governos da importância de se manterem os seus planos de vacinação para evitar um maior impacto da pandemia de covid-19.

Para estas duas organizações é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia de covid-19.

“Os governos devem aproveitar todas as oportunidades possíveis para proteger as pessoas das muitas doenças para as quais as vacinas já estão disponíveis”, indicam.

Tanto a OMS como a UNICEF lembram que proteger crianças, adolescentes e adultos contra doenças preveníveis através da vacinação é uma obrigação para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

“É fundamental que os programas de imunização continuem durante esta crise, protegendo adequadamente os profissionais de saúde e os indivíduos que recebem vacinas. Alcançar as crianças mais vulneráveis, que perderam imunizações de rotina entretanto, deve ser uma prioridade”, sublinham.

“Todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde. A necessidade urgente de uma vacina para a covid-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias”, indica o comunicado divulgado.

A OMS e a UNICEF, terminam a nota por solicitar a todos os países para que, quando estiver disponível uma vacina contra a covid-19, estejam preparados para vacinar os grupos de maior risco e garantir que todos, incluindo os mais marginalizados, tenham acesso de forma igual.