O Grupo Assessor Estratégico de Peritos (SAGE) da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizou as recomendações de uso da vacina contra a covid-19, da Pfizer/BioNTech, a crianças entre os 5 e os 11 anos, com uma dosagem mais reduzida.
Até ao momento, a SAGE não tinha feito nenhuma recomendação sobre a vacinação deste grupo etário.
A dose aconselhada para este grupo etário é de 10 microgramas, em vez dos 30 microgramas para os maiores de 12 anos, plicadas com um intervalo de quatro a oito semanas.
“A SAGE atualizou a recomendação provisória para o uso de doses de reforço da vacina Pfizer-BioNTech, enfatizando a necessidade de começar com os grupos de uso mais prioritários, como idosos e profissionais de saúde, quatro a seis meses após a conclusão da série primária”, explicou Alejandro Cravioto, presidente da SAGE, numa conferência de imprensa.
A OMS, aconselhou também, que os países com cobertura de vacina mais baixa, se concentrarem primeiro em aumentar a vacinação nos grupos de maior risco, antes de a oferecerem aos de menor risco.
Relativamente às previsões de produção de doses para este ano, a SAGE considerou “positivas”.
“O número de doses mensais previsto é suficiente para cobrir os diferentes cenários de cobertura dos vários países, incluindo as doses de reforço”, anunciou a diretora do Departamento de Imunização da OMS, Kate O’Brien, na mesma conferência de imprensa.