A ONU pediu uma ação global para aumentar rapidamente o desenvolvimento e o acesso a medicamentos, vacinas e equipamentos de combate à covid-19.
Numa resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é pedido ao secretário-geral, António Guterres, que trabalhe com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para elaborar algumas recomendações que garantam a todas as pessoas um acesso equitativo e oportuno a testes, equipamentos médicos, medicamentos e futuras vacinas, especialmente nos países em desenvolvimento.
Uma das preocupações prende-se com África, que tem necessidade de equipamentos médicos nos 54 países do continente, onde os sistemas de saúde são frágeis e estão sobrecarregados pelo coronavírus.
De acordo com um relatório divulgado na semana passada pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África, o continente precisa de 40 mil milhões de euros para testes, equipamentos de proteção individual e tratamento no tratamento da covid-19. No pior dos cenários, as estimativas apontam para a necessidade de mais de 410 mil milhões de euros.