Covid-19: Pessoas com menos de 60 anos podem receber segunda dose de vacina 549

De acordo com uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgada na sexta-feira, pessoas com menos de 60 anos que foram vacinadas com uma dose da vacina da Astrazeneca podem receber a segunda dose de uma vacina da Pfizer ou da Moderna.

A norma da DGS atualiza a Norma 003/2020, relativa à vacina Vaxzevria, designada anteriormente por Astrazeneca.

“Esta norma determina que as pessoas com menos de 60 anos que já foram vacinadas com uma dose de vacina Vaxzevria possam ser vacinadas com uma vacina de mRNA [como a Pfizer ou a Moderna], respeitando o intervalo previsto de 12 semanas após a primeira dose”, indica a DGS no documento no seu portal.

A norma indica ainda que “as pessoas que adiaram a segunda dose do esquema da Astrazeneca, aguardando por nova recomendação da DGS, devem completar a vacinação, logo que possível, com uma dose de vacina de mRNA”.

Apesar de em Portugal se recomendar que a vacina Vaxzevria seja utilizada em pessoas com 60 ou mais anos, as pessoas menores dessa idade “numa base de ponderação de risco-benefício individualizada”, podem ser inoculadas com esta vacina desde que se obtenha “o seu consentimento livre e esclarecido”, indica a DGS.