Covid-19: Pfizer fez oferta de vacinas e Brasil não respondeu 477

A Pfizer anunciou que a empresa fez várias ofertas de vacinas contra a covid-19 ao Brasil, garantindo entregar até 1,5 milhões de doses em 2020, mas não recebeu respostas da parte do Governo brasileiro.

A informação foi avançada pelo gestor da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, durante um depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro que investiga as respostas dadas à pandemia de covid-19.

“Nossa oferta de 26 de agosto, como era vinculante, e como estávamos nesse processo com todos os governos tinha validade de 15 dias. Passados esses 15 dias, o Governo do Brasil não rejeitou, mas tampouco aceitou”, afirmou Murillo.

Carlos Murillo avança ainda que se o Brasil tivesse aceitado a proposta da Pfizer, já teria recebido 18,5 milhões de vacinas até ao momento, sendo 1,5 milhões de doses entregues em dezembro de 2020, outras 3 milhões no início de 2021 e mais 14 milhões até junho.

O Governo brasileiro só assinou contrato para compra de vacinas da Pfizer a 19 de março deste ano, com a aquisição de 100 milhões de doses.