Segundo o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task force do plano de vacinação contra a covid-19, Portugal já doou quase dois milhões de vacinas.
“Chegaram, grosso modo, 20 milhões de vacinas. Já doámos cerca de dois milhões de vacinas, 10% do que adquirimos”, afirmou Gouveia e Melo, explicando ainda que dois milhões estão em stock e mais de 15 milhões foram administradas à população.
“Há pessoas que estão a ser recuperadas e não podem ser vacinadas. A cobertura é bastante elevada, mesmo nos mais jovens, só 5% não vieram ao processo de vacinação. Alguns não podem, porque estiveram infetados”, disse.
Quanto à população elegível para vacina contra a covid-19, restam cerca de 345 mil pessoas, 140 mil que ainda não recuperaram.
Sobre os imigrantes, o vice-almirante observou que cerca de 134 mil pessoas se registaram no site criado pelo governo para esse efeito, mas que vieram a verificar-se muitos “dados repetidos” nos registos disponíveis.
“Extraindo essa percentagem conseguimos vacinar 85 mil pessoas em processos dirigidos para gente que não tinha a sua situação regularizada em território nacional”, indicou.
Dados oficiais apontavam para 614 mil estrangeiros em Portugal, dos quais 460 mil foram vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, até ao momento.