Covid-19: Portugal já doou 3,7 milhões de vacinas 540

Portugal doou, até ao momento, cerca de 3,7 milhões de vacinas contra a covid-19.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em declarações à agência Lusa, dos 3,7 milhões de vacinas, três milhões foram entregues aos países africanos de língua portuguesa (PALOP).

“No momento em que nós falamos, 3,7 milhões de vacinas já foram doadas por Portugal. Desses 3,7 milhões, três milhões foram doadas aos países africanos de língua portuguesa. Esse é um esforço muito grande”, indicou o ministro.

Augusto Santos Silva, acrescentou ainda, que estas são as vacinas já entregues, contudo o Governo tem o compromisso de entregar, “até aos princípios do próximo ano”, mais de seis milhões de vacinas.

“Neste momento já estamos muito perto dos quatro milhões já entregues. Porque o nosso compromisso para entregar até aos princípios do próximo ano é de um valor superior a seis milhões de vacinas”, acrescentou.

As vacinas são doadas através do programa COVAX, mecanismo promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir uma distribuição equitativa das vacinas.

Santos Silva recordou que o Governo se comprometeu a doar 5% das vacinas que recebesse, o que representava então cerca de um milhão de vacinas, e lembrou que em julho o primeiro-ministro anunciou que esse valor seria triplicado.