Covid-19: Portugal recebeu mais 99.450 doses de vacina 542

Portugal recebeu, esta segunda-feira, mais 99.450 doses de vacinas contra a covid-19, elevando o total acumulado pelo país desde o início da vacinação em 27 de dezembro para 411.600 doses.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de imprensa realizada no Ministério da Saúde, em Lisboa, após uma reunião com a Taskforce do plano de vacinação.

A ministra anunciou ainda que até às 19:00 deste domingo, já tinham sido efetuadas 255.700 inoculações a profissionais de saúde, utentes e funcionários de lares.

Marta Temido indicou ainda que espera, até ao fim da semana, atingir os 100 mil vacinados no setor da saúde.

“Estimamos que até ao final deste mês estejam vacinados 100 mil profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Instituto de Saúde Ricardo Jorge (INSA), Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPTP), das forças armadas, dos estabelecimentos prisionais e dos setores privado e social de estruturas que estão a receber doentes covid”, afirmou.

Marta Temido indicou que já foram administradas doses de vacina a mais de 162 mil utentes e funcionários de estabelecimentos residenciais para idosos (ERPI) e da rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI). A exceção, até ao momento têm sido os lares onde existem surtos de covid-19.

Relativamente ao prazo de 21 dias entre as duas tomas da vacina da Pfizer-BioNTech, a ministra confirmou que “Portugal continua a fazer os 21 dias de intervalo entre as duas tomas da vacina”, acrescentando que “fizemos, conjuntamente com outros países, um pedido de apreciação à Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre este tema. Ainda não temos uma recomendação e, por isso, mantemos os 21 dias”.