Covid-19: Profissionais de saúde de cinco centros hospitalares serão os primeiros a ser vacinados 546

Os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central serão os primeiros a ser vacinados contra a covid-19.

A informação foi dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, esta segunda-feira, no fim de uma reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação covid-19, em que estiverem presentes vários ministros, e o primeiro-ministro que participou por videoconferência.

“Escolhemos estas cinco estruturas porque elas representam o que é a rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde, as instituições designadas de fim de linha”, explicou Marta Temido.

A ministra acrescentou ainda que são designadas assim porque são instituições em que é preciso “preservar na sua capacidade de resposta não só para os portugueses, naturalmente, mas também para apoio às demais unidades da saúde”.

A ministra adiantou que os profissionais de saúde selecionados para a primeira fase de vacinação, em janeiro, são os que estão diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes destas instituições.

A vacinação irá começar no dia 27 de dezembro, um dia depois da chegada prevista das vacinas da Pfizer-BioNTech, e “é o primeiro momento de uma etapa” que continuará logo na primeira semana de janeiro.

A ministra indicou que mal se receba a segunda entrega da parte da Pfizer, haverá um alargamento da vacinação a outros estabelecimentos hospitalares, a outras unidades do Serviço Nacional de Saúde e “prioritariamente às estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas”.

Entretanto, o calendário de vacinação em janeiro está neste momento a ser “aperfeiçoado”, onde se vai definir quais as instituições e quais os profissionais que cabem nos subcritérios de grupos de profissionais de saúde.

“Estes são os trabalhos que estão em curso para estes hospitais e depois seguir-se-á um conjunto de outras instituições”, adiantou Marta Temido.