A linha SNS24 atendeu 274.388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020.
O anúncio foi feito pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, a pedido do CDS-PP.
“Nos primeiros dez dias de 2021 atenderam-se 274.388 chamadas no SNS24. Se olharmos para os últimos dez dias do ano anterior, houve uma subida de quase 100 mil chamadas, o que representa um crescimento de 54%”, afirmou Luís Goes Pinheiro.
O responsável dos SPMS considerou que estes números demonstram a “capacidade de resposta e a flexibilidade” do serviço, que tem sido um dos “mais relevantes ao longo da pandemia”.
“Ontem (segunda-feira) foram atendidas 38.543 chamadas, o segundo maior dia de sempre em número de chamadas de atendidas no SNS24, apenas ultrapassado pelo dia 5 de novembro, quando foram atendidas mais 34 chamadas”, indicou Luís Goes Pinheiro.
De acordo com o responsável do SPMS, novembro de 2020 foi o mês com mais chamadas atendidas, com um total de 816.465.
“Em outubro e novembro de 2020 atenderam-se quase tantas chamadas como durante todo o ano de 2019”, referiu Luís Goes Pinheiro.
“Havia cerca de mil profissionais de saúde a exercer funções na linha quando a pandemia chegou a Portugal e hoje são mais de 5.000”, referiu o presidente dos SPMS.