O SNS24 atingiu um novo recorde semanal de chamadas atendidas. Este foi atingido entre 11 e 17 de janeiro, com um aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279 chamadas.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, só na última sexta-feira foi atendido o maior número de chamadas desde que a linha está em funcionamento.
“Na última sexta-feira, dia 15 de janeiro, foram atendidas 45.808 chamadas, o valor mais elevado de sempre, superando o dia anterior, o segundo maior de sempre, em que se tinham registado 43.487 chamadas”, indica a nota.
Segundo o Ministério da Saúde, janeiro já é o terceiro mês, apesar de ainda irmos a meio, com maior número de chamadas atendidas de sempre no SNS24, com 553.645, superando o total do mês de dezembro de 2020.
O comunicado indica ainda que a “a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) atendeu, desde 01 de abril, 61.068 chamadas, 4.728 das quais de profissionais de saúde”, e que também já foram efetuadas 907 triagens intermediadas por intérprete de Língua Gestual Portuguesa na plataforma de atendimento por videochamadas destinada aos cidadãos surdos, que está disponível no sítio na Internet do SNS24 desde o dia 21 de abril de 2020.
Neste momento, o SNS24 conta com mais de cinco mil profissionais de saúde que prestam serviço na linha, compostos na maioria por enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano.
A linha SNS24 está distribuída por oito centros de contacto em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Covilhã e Vila Nova de Gaia, ou à distância, num total de 369 postos de atendimento.