O número de testes gratuitos de despiste da covid-19 vai aumentar de quatro para seis, por pessoa, em cada mês.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, no âmbito da divulgação das medidas para combater a pandemia.
“Em primeiro lugar, continuar a incentivar a testagem massiva. Por isso vamos passar de quatro para seis o número de testes gratuitos por pessoa em cada mês”, afirmou António Costa.
Esta medida pretende reforçar a testagem, que quase que triplicou entre 19 de dezembro de 2020 e 19 de dezembro deste ano, conseguindo que a positividade “seja hoje menos de metade da que era há um ano”.
O primeiro-ministro adiantou ainda que as várias entidades, apesar da grande procura registada, estão a “fazer um esforço” para garantir testes no período do Natal e de Fim de Ano.
“A informação que o Governo tem é que as diferentes entidades estão a fazer um esforço de aumentar o número de testes que são comercializados e anteciparam uma maior procura e que vai haver testes durante este período natalício e de final do ano”, afirmou António Costa.
Até ao momento, 1.040 farmácias de oficina e 454 laboratórios realizam testes gratuitos de uso profissional para despiste do coronavírus.
Lembrar que o Governo voltou a comparticipar a realização de testes TRAg, uma medida que abrange toda a população e que se estende até 31 de dezembro, prazo que pode ser prorrogado.