Covid-19: UNICEF vai adquirir mais de mil milhões de seringas para futuras vacinas 739

A UNICEF anunciou que quer adquirir mais de mil milhões de seringas até ao final de 2021 para possibilitar o lançamento de campanhas de imunização em massa assim que as vacinas contra a covid-19 estiverem disponíveis.

De acordo com um comunicado divulgado , a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore, afirmou que “de forma a avançarmos mais rápido, no futuro, precisamos de avançar rapidamente agora”, indicando que até ao fim de 2020, a UNICEF pretende adquirir e armazenar 520 milhões de seringas em zonas que irão possibilitar uma rápida e mais económica mobilização.

Partindo do pressuposto que vão existir doses suficientes das vacinas contra a doença covid-19, a UNICEF espera atingir em 2021, as mil milhões de seringas para apoiar os esforços de imunização contra o novo coronavírus à escala global.

A este número vão-se juntar mais 620 milhões de seringas que a agência da ONU vai adquirir para outros programas de vacinação contra outras doenças, como, por exemplo, o sarampo e a febre tifoide.

Os fundos necessários para adquirir as seringas, mas também cinco milhões de caixas de recolha segura de seringas usadas, são provenientes da Aliança Global para as Vacinas (GAVI).