A Novavax anunciou que os resultados dos testes de fase 3, da vacina contra a covid-19 que está a desenvolver, mostraram uma eficácia de 89,3%.
Os ensaios clínicos foram conduzidos no Reino Unido, e envolveram 15.000 pessoas com idades entre 18 e 84 anos, 27% das quais tinham mais de 65 anos.
A primeira análise foi baseada em 62 casos de covid-19, dos quais 56 foram observados no grupo de placebo, contra seis casos entre aqueles que receberam a vacina NVX-CoV2373.
Os resultados mostram uma eficácia da vacina em 95,6% contra a variante inicial e em 85,6% contra a variante que apareceu no Reino Unido.
Sobre a variante do Reino Unido, o estudo envolveu 4.400 pacientes, de setembro a meados de janeiro, período durante o qual a variante B.1.351 espalhou-se amplamente pela África do Sul.
A eficácia geral da vacina foi de 49,4% nestes ensaios, mas o número subiu para 60% entre os 94% de participantes seronegativos para o VIH.
O comunicado indica ainda que esta vacina é muito menos eficaz contra a nova variante identificada na África do Sul, que os cientistas consideram ser mais contagiosa. Tendo isso em conta, a empresa vai iniciar o desenvolvimento de uma nova versão da vacina visando esta variante, e espera fazer a triagem de vacinas candidatas ideais nos próximos dias, antes de iniciar os testes clínicos no segundo trimestre.
Lembrar que a vacina da Novavax não utiliza tecnologia de RNA, mas sim fragmentos do coronavírus que permitem desencadear uma resposta imunológica no corpo humano.