Covid-19: Von der Leyen testa certificados digitais 479

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, na sua viagem a Lisboa, esta quarta-feira dia 16 de junho, vai testar a aplicação móvel de leitura do sistema de verificação dos certificados digitais covid-19.

A presidente da Comissão declarou que já tem o seu certificado digital, apesar da entrada em vigor ser só a 1 de julho.

“Antes da Páscoa, prometemos aos europeus que faríamos todos os possíveis para que pudessem ganhar alguma normalidade ao planear as merecidas férias de verão. Na passada segunda-feira, o Parlamento Europeu e o Conselho [da UE] assinaram o regulamento do certificado digital covid-19 da UE. É aplicável a partir de 1 de julho, mas cada Estado-membro pode antecipar voluntariamente a sua aplicação, e foi isso que fez a Bélgica”, indicou.

Ursula von der Leyen lembrou que, “todos os que já estão integralmente vacinados, ou testaram negativo ou recuperaram da covid-19 podem ter um” certificado.

Neste momento, 15 Estados-membros já utilizam este certificado, “e a partir de 1 de julho todos os 27 Estados-membros têm de aplicar estes certificados”, acrescentou.

“Vou começar agora a minha digressão pelos 27 Estados-membros no quadro do NextGenerationEU, o nosso plano de recuperação e resiliência, e estou muito curiosa para testar e ver como funciona este certificado”, concluiu.

De Lisboa, Ursula von der Leyen, segue para Espanha, e depois para a Grécia e Dinamarca, onde vai estar na quinta-feira, e Luxemburgo, na sexta.