Covid-19: Vacina Sanofi-GSK adiada até ao quarto trimestre de 2021 594

A Sanofi e GSK, num comunicado conjunto, anunciaram que a vacina que estão a desenvolver contra a covid-19, não estará pronta no início do segundo semestre de 2021 como esperado e será adiada pelo menos até ao quarto trimestre.

As empresas explicaram este adiamento tem a ver com a “resposta insuficiente” que tem sido observada entre os idosos durante os estudos de fase intermediária I /II que estão a decorrer.

Os resultados obtidos mostraram uma resposta imunológica em adultos dos 18 aos 49 anos “comparável à dos pacientes que se recuperaram de uma infeção covid-19, mas uma resposta imunológica fraca entre adultos mais velhos”.

A Sanofi e GSK consideram que esta situação se deve “à concentração insuficiente de antígeno”, e por isso, querem “afinar a concentração de antígenos para obter uma alta resposta imunológica em todas as faixas etárias”.

O novo estudo de fase IIb deve começar em fevereiro próximo e, se os resultados forem positivos, passará para a fase III “no segundo trimestre de 2021”.