A Unidade Local de Saúde (ULS) São José lançou, no dia 17 de junho, o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado do Serviço de Urgência (CRISU) do país. Uma iniciativa que dá sequência à Portaria n.º 28/2024, de 30 de janeiro, que estabelece o desenvolvimento de projetos-piloto de CRI com equipas dedicadas a serviços de urgência.
De acordo com a ULS de São José, citada pelo Portal SNS, a CRISU tem como principais objetivos a prestação de serviços de saúde de elevada qualidade, visando a satisfação dos doentes através da diminuição dos tempos de espera e da otimização dos fluxos e circuitos, além de promover a realização pessoal e profissional dos profissionais de saúde.
Em resposta ao desafio lançado para o desenvolvimento de cinco projetos-piloto de CRI com equipas dedicadas aos serviços de urgência no país, os profissionais da ULS São José mobilizaram-se e formaram a equipa do CRISU. Este modelo inovador é composto por uma equipa multiprofissional de 339 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e assistentes operacionais, avança o SNS.