Crónica SPFCS: Formação Especializada em Oncologia para Farmacêuticos 468

 

 

Hugo Freire         
Secção Especializada em Oncologia da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde

 

 

Em Portugal, o impacto do cancro é significativo e crescente, como é evidenciado pelo Relatório Oncológico Nacional de 2020, o qual registou 52.723 novos casos de cancro e 28.000 óbitos relacionados, representando 23% do total de mortes no país. Este cenário não só exige o recurso a tecnologias de saúde com eficácia comprovada, como também uma atualização contínua e especializada dos profissionais de saúde, em particular dos farmacêuticos.

Conscientes desta realidade, a Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) criou a Secção Especializada em Oncologia (SEO-SPFCS) para enfrentar os desafios dinâmicos e vastos da Oncologia no sistema de saúde português, promovendo a formação e capacitação dos farmacêuticos para esta necessidade. Além disso, a SEO-SPFCS atua como uma rede dinâmica, promovendo reuniões de consenso, desenvolvendo diretrizes e apoiando a produção científica.

A SEO-SPFCS reconhece que a intervenção farmacêutica é um pilar essencial na otimização dos cuidados oncológicos, na personalização dos tratamentos e na gestão eficiente dos recursos de saúde. A harmonização de procedimentos e orientações, bem como a formação especializada de alta qualidade, são agora mais relevantes do que nunca para garantir cuidados oncológicos de excelência.

O farmacêutico, transversalmente nas suas diversas áreas de atuação, deve destacar-se na garantia de uma utilização mais segura e eficaz das terapêuticas oncológicas, inclusivamente as disponíveis através de programas de acesso precoce e de aprovações de novas indicações terapêuticas para medicamentos já utilizados. Deve exercer uma efetiva farmacovigilância e adequada monitorização, numa era de cada vez maior personalização das terapêuticas. Este acompanhamento especializado não só minimiza efeitos adversos e melhora a adesão ao tratamento, como também potencia significativamente as taxas de sucesso terapêutico.

Esta abordagem integrada e multifacetada do farmacêutico com formação especializada em Oncologia reforça a sua posição como elemento indispensável na equipa multidisciplinar de cuidados oncológicos.

A formação especializada não é exclusiva do farmacêutico hospitalar, abrangendo desde a prevenção e a deteção precoce de risco de doença oncológica até à gestão contínua e ao apoio ao doente e dos seus cuidadores em contextos comunitários e de ambulatório.

Os doentes oncológicos, sujeitos a terapêuticas altamente eficazes, muitas vezes carecem de reforço de informação importante. Entre outros atos essenciais, o farmacêutico na comunidade ou em contexto de ambulatório assegura que o doente compreende o seu plano terapêutico, identifica possíveis interações, alerta e intervém perante reações adversas, referencia para cuidados médicos, em virtude de situação aguda motivada pela própria doença ou resultado de uma gestão de toxicidades criteriosa. Monitoriza a adesão à terapêutica, garantindo uma melhor efetividade. Do ponto de vista económico, a atuação do farmacêutico é igualmente impactante, contribuindo para uma redução substancial dos custos associados a complicações evitáveis e internamentos desnecessários.

A necessidade de formação contínua em Oncologia é por isso global a todos os farmacêuticos, sendo independente do nível de cuidados. Reconhecendo isso, a SPFCS, através da sua Secção Especializada em Oncologia (SEO-SPFCS), lançou em 2021 o curso ONCO 1.0. Este programa inovador de formação pós-graduada para farmacêuticos representa um marco formativo importante para a evolução da prática farmacêutica em Portugal, alinhado desde a sua primeira edição, com os recentes requisitos da Ordem dos Farmacêuticos para a atribuição da nova Competência Farmacêutica em Oncologia.

O curso ONCO 1.0, adota uma abordagem holística e multidimensional, combinando o e-learning a webinars interativos e a sessões presenciais. O programa integra os avanços científicos e terapêuticos mais recentes, capacitando os farmacêuticos para desempenharem um papel determinante nos cuidados ao doente oncológico.

Os participantes são preparados para atuar em todas as fases do percurso do doente, abrangendo temas cruciais como a elaboração de protocolos de tratamento personalizados, avaliação de opções terapêuticas, farmacovigilância, controlo da dor e temas emergentes como a utilização de novos biomarcadores e outras técnicas de diagnóstico laboratorial, imunoterapia e terapias-alvo.

Em suma, o curso ONCO 1.0 representa uma oportunidade imperdível para todos os farmacêuticos determinados a fazer uma diferença real nos cuidados oncológicos em Portugal, capacita-os com as competências, habilidades e atitudes necessárias para o exercício profissional, contribuindo de forma substancial para o bem-estar dos doentes e para o progresso contínuo da prática farmacêutica.