Daiichi Sankyo: CHMP recomenda atualização de indicações de Lixiana 755

Daiichi Sankyo: CHMP recomenda atualização de indicações de Lixiana

 


19 de julho de 2017

A Daiichi Sankyo anunciou que o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou a aprovação da atualização das indicações do medicamento Lixiana, estendendo-o a doentes com fribrilhação auricular não-valvular (FANV) submetidos a cardioversão.

 

A atualização das indicações decorre dos resultados do estudo ENSURE-AF, que envolveu 2.199 doentes, e comparou a utilização de Lixiana uma vez ao dia com o uso de enoxaparina/varfarina.

 

«O estudo ENSURE-AF fornece perspetivas importantes sobre a utilização de Lixiana no âmbito do procedimento de cardioversão guiada por ETE em doentes com FANV», disse Wolfgang Zierhut, diretor executivo da EU Cardiovascular Medical Affairs. «Estamos satisfeitos pelo reconhecimento do CHMP sobre a importância dos resultados do ENSURE-AF em relação ao uso de Lixiana neste procedimento comum, recomendando esta atualização nas indicações do medicamento», concluiu, em comunicado.

 

A cardioversão é um procedimento utilizado para normalizar o ritmo cardíaco em doentes com fibrilhação auricular. Devido a um risco acrescido de eventos trombóticos, como o AVC, as guidelines internacionais recomendam o recurso à terapêutica anticoagulante antes e após o procedimento.