Daiichi Sankyo e Ambit Biosciences anunciam fusão 649

Daiichi Sankyo e Ambit Biosciences anunciam fusão

30 de setembro de 2014

A Daiichi Sankyo e a Ambit Biosciences anunciaram ter chegado a um acordo de fusão definitiva. Neste negócio, a Daiichi Sankyo vai adquirir todas as ações ordinárias da Ambit Biosciences, pagando 15 dólares por ação, em dinheiro através de uma oferta pública, seguida de uma fusão com uma subsidiária da Daiichi Sankyo, ou a partir do pagamento de cerca de 315 milhões de dólares numa base totalmente diluída.

Para além do pagamento antecipado em dinheiro, cada acionista da Ambit Biosciences receberá um direito de valor contingente (CVR), que permite a cada um receber um pagamento adicional em dinheiro, de 4,50 dólares por cada ação que detenha, se determinadas metas relacionadas com o negócio forem alcançadas. A transação total está avaliada em 410 milhões de dólares, numa base totalmente diluída, segundo um comunicado divulgado.

A farmacêutica Ambit Biosciences dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de medicamentos para tratar necessidades médicas não satisfeitas na área da Oncologia, doenças autoimunes e inflamatórias, através da inibição de enzimas responsáveis pelo desenvolvimento destas patologias.

O quizartinib da Ambit Biosciences está, atualmente, a ser testado em ensaios de fase III, em pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA), que sofram de uma mutação no gene FLT3 e que sejam refratários ou tenham tido uma recaída após o tratamento de primeira linha com ou sem consolidação do transplante de células-tronco hematopoiéticas. Os pacientes com LMA e com mutação no gene FLT3 têm, tendencialmente, um prognóstico pior do que os doentes oncológicos sem a mutação.
 
«A Daiichi Sankyo é a farmacêutica ideal para levar o quizartinib a alcançar a próxima fase de desenvolvimento e, em última análise, para nos ajudar a conseguir o nosso objetivo de tornar o fármaco disponível o mais rápido possível para ajudar os pacientes com LMA», disse Michael A. Martino, presidente e CEO da Ambit Biosciences, numa nota. «Esta oferta atrativa para os acionistas é uma prova do trabalho e dedicação da equipa da Ambit, na nossa missão de desenvolver terapias inovadoras para áreas com necessidades médicas não satisfeitas».

«A aquisição da Ambit Biosciences reforça ainda mais a nossa presença na área da Oncologia e confirma que estamos a cumprir o nosso objetivo de oferecer produtos farmacêuticos inovadores em áreas com necessidades médicas ainda não respondidas», disse o presidente e CEO da Daiichi Sankyo, Joji Nakayama.

«O sucesso a longo prazo na área da Oncologia depende de três pilares: a promoção do desenvolvimento das nossas moléculas, a implementação de parcerias mutuamente benéficas e a execução de aquisições estratégicas, como a Ambit Biosciences, que se concretizou após a compra da U3 Pharma e da Plexxikon».

«O quizartinib vai enquadrar-se perfeitamente no nosso portefólio de fármacos na área da Oncologia, focado em terapias direcionadas com potencial para tratamentos personalizados do cancro», disse Mahmoud Ghazzi, chefe global de desenvolvimento da Daiichi Sankyo.

«Com a aquisição da Ambit Biosciences, a Daiichi Sankyo ganha mais oportunidades para desenvolver tratamentos promissores para o cancro, incluindo os direitos globais sobre o quizartinib, que está a ser estudado em pacientes com LMA refratária, sendo que não são aprovadas novas terapias há mais de 30 anos, para esta grave doença».

O conselho de administração da Ambit Biosciences aprovou por unanimidade a aquisição.