Daiichi Sankyo inicia estudo de fase 3 para edoxaban 599

02-Abr-2014

A Daiichi Sankyo anunciou que deu início ao estudo multinacional de fase 3 ENSURE-AF, que se destina a avaliar a eficácia e segurança do edoxaban inibidor do fator Xa, oral e de toma única diária, em comparação com a enoxaparina/varfarina na prevenção de AVC e outras complicações derivadas de coágulos sanguíneas em pacientes com fibrilação atrial não valvular submetidos a cardioversão eléctrica.

De acordo com uma nota da empresa, mais de 2.200 pacientes europeus e norte-americanos deverão ser envolvidos neste ensaio.

«Devido ao risco de tromboembolismo, as guidelines clínicas recomendam anticoagulação antes e depois da cardioversão em pacientes com fibrilação atrial», afirmou Andreas Goette, diretor clínico departamento de Cardiologia e Medicina de Cuidados Intensivos do Hospital St. Vicenz Paderborn, Alemanha, e membro do comité de international affairs da European Heart Rhythm Association com responsabilidades no Japão. «Este ensaio vai-nos dar insights sobre se o edoxaban poderá ser uma opção viável em pacientes com fibrilação atrial não valvular submetidos a cardioversão.

«Este deverá ser o maior ensaio clínico planeado para avaliar um novo anticoagulante oral com o padrão atual de tratamento em pacientes submetidos a cardioversão», referiu Gregory YH Lip, professor de Medicina Cardiovascular da Universidade de Birmingham, Reino Unido, acrescentando que «os novos anticoagulantes orais oferecem a possibilidade de eficácia, segurança e conveniência da gestão de peri-cardioversão em pacientes com fibrilação atrial».