A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou os resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior no ano letivo 2022-2023: 151,2 é a média do último colocado em Ciências Farmacêuticas.
Nas seis instituições de ensino superior com esta oferta formativa, o destaque vai para o aumento do número de vagas, que fez descer ligeiramente a nota do último classificado. A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) obteve a nota mais elevada referente à última vaga: 158,3 valores.
Seguem-se a Universidade da Beira Interior (156,8) e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (156,4) que fecham assim o pódio. Em quarto lugar surge a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (155,0) e em quinto a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve (150,6). A Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores teve a última nota mais baixa: 130,3.
Regista-se um recorde no número de vagas disponíveis para o curso de Ciências Farmacêuticas: 740, das quais 16 em regime de curso preparatório (dois primeiros anis) lecionados na Universidade dos Açores. São mais 35 vagas do que em 2021. A FFUL regista a nota de entrada mais alta (158,3), uma descida de quase oito pontos em relação ao ano passado, mas a segunda nota mais alta dos seis últimos anos.
A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior preencheu todas as vagas disponibilizadas em Ciências Farmacêuticas. Para a segunda fase, restam 10 vagas para o curso preparatório na Universidade dos Açores.