Mais de 400 pessoas morreram de dengue no Bangladesh este ano, após a confirmação de mais oito mortes em apenas 24 horas, o que volta a preocupar as autoridades de saúde do país.
O aumento do ritmo de mortes está a deixar as autoridades de saúde preocupadas, um ano depois do recorde de 1.705 mortes registadas em 2023, relata a Europa Press, citada pela Lusa.
A Direção-Geral de Serviços de Saúde informou ainda que 994 pessoas tiveram de ser internadas nos hospitais do país devido a esta doença, desde sexta-feira, segundo refere o último balanço, apresentado na noite de sábado.
As estimativas apresentadas pela autoridade de saúde incluem 78.595 casos desde o dia 01 de janeiro, 31.187 dos quais no estado de Daca, onde se situa a capital do país com o mesmo nome, segundo o documento publicado no sítio ‘online’ da instituição.
Dois dos mortos tinham menos de 16 anos.
Os especialistas atribuem a situação ao aumento das temperaturas e ao prolongamento das monções, ambos ligados às alterações climáticas, que provocaram um aumento da reprodução dos mosquitos, impulsionando a rápida propagação do vírus.