• Segundo a Dra. Ana Sousa, da Clínica Dra. Ana Sousa Medicina Estética, em Gaia, os procedimentos minimamente invasivos para manchas solares na pele são cada vez mais uma alternativa de tratamento.
Lisboa, 14 de outubro de 2021. A procura por tratamentos de estética destinados às manchas solares na pele tem vindo a aumentar após o verão. Esta é a opinião da Dra. Ana Sousa, da Clínica Dra. Ana Sousa Medicina Estética, em Gaia, baseada na evidência e experiência profissional.
“Apesar do uso de protetor solar, alguns pacientes ainda não têm o hábito de evitar as horas mais perigosas ao sol, assim como o uso de chapéu. As manchas solares na pele decorrem muitas vezes de ‘erros’ do passado e tendem a revelar-se mais tarde. Isto leva a que haja cada vez mais procura de tratamentos para melhorar a qualidade da pele”, afirma a Dra. Ana Sousa.
Os tratamentos IPL (Intense Pulsade Light), como Lumecca, são uma alternativa minimamente invasiva que permite destruir os pigmentos e tornar a pele mais homogénea e rejuvenescida. São indicados para lentigos solares, manchas, efélides (sardas), hiperpigmentações pós inflamatórias (acne), rosácea e fotorejuvenecimento.
Com Lumecca, o laser é aplicado sobre um gel condutor na pele, existindo um disparo a cada 2/3 segundos que percorre toda a área a tratar. Pode ser realizado na face, no pescoço, no colo e até mesmo noutras regiões do corpo.
“Trata-se de um ótimo tratamento para fazer uma vez por ano, após o verão. Devido ao alto poder deste IPL, normalmente apenas são necessárias uma a duas sessões para obter resultados satisfatórios. É um procedimento rápido, com duração de cerca de trinta minutos, praticamente indolor e com um baixo downtime, uma vez que o paciente pode fazer o tratamento e trabalhar no mesmo dia”, explica a Dra. Ana Sousa.
Lumecca é indicado para pacientes que tenham manchas solares, rosácea, telangiectasias (pequenos vasos capilares visíveis) ou que queiram apenas rejuvenescer a pele, sem limite de idade. Inclusive mulheres grávidas podem submeter-se ao procedimento. No pré-tratamento, recomenda-se evitar exposição solar durante pelo menos quinze dias e não tomar medicamentos fotossensíveis. Após o tratamento, deve ser usado protetor solar SPF 50 e a exposição solar direta deve ser evitada. Também se recomenda o uso de creme reparador.
“Sendo um ótimo primeiro procedimento para alguém que nunca se submeteu a intervenções estéticas, Lumecca tem a vantagem de poder ser combinado com outros tratamentos. Habitualmente, recomenda-se a repetição do tratamento um ano depois”, acrescenta a Dra. Ana Sousa.
Os tratamentos com Lumecca, da InMode Lda, estão disponíveis na Clínica Dra. Ana Sousa Medicina Estética, em Gaia.
Sobre a InMode:
A InMode é uma empresa com sede em Israel fundada em 2008. Pioneira no desenvolvimento de plataformas médico cirúrgicas baseadas na mais inovadora tecnologia médica de Radiofrequência, IPL e Laser, a InMode oferece uma variedade de opções revolucionárias não-invasivas, minimamente invasivas e invasivas. Fornece aos profissionais as ferramentas de que necessitam para ajudar as pessoas a sentir-se no seu melhor, com plataformas que o permitem fazer da forma mais segura e confortável possível.