A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou no seu portal uma orientação referente à vacinação contra a gripe para a época 2019/2020.
A comunicação indica que a vacinação contra a gripe é aconselhada para pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos. Para além disso, é recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, e outras pessoas com contextos específicos definidos.
A DGS informa também que esta vacina deve ser administrada durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil. Aliás, as receitas médicas nas quais seja prescrita a vacina contra a gripe, são válidas até 31 de dezembro do corrente ano.
A norma refere os grupos para as quais a vacina é gratuita no Serviço Nacional de Saúde. As situações que necessitam de apresentação de declaração médica referindo a inclusão nos grupos de risco para vacinação gratuita também são referidas no documento.
Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%.
A orientação refere ainda as situações em que se verifica contraindicação ou precauções em relação à toma da vacina, assim como os procedimentos necessários para a vacinação das pessoas residentes em instituições, com apoio domiciliário ou internadas em unidades de saúde, dos bombeiros, dos reclusos e dos guardas prisionais.