A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou hoje, dia 19 de junho, uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física. A campanha é denominada por “Siga o Assobio”, vai decorrer até 14 de julho, e foi criada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Esta campanha destina-se a pessoas entre os 35 e os 65 anos que tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia, pois segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.
A “Siga o Assobio” faz parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.
A campanha é baseada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do “Marketing Social para a Promoção da Saúde” para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física. Para além disso, é sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.
As campanhas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.