DGS publicou um novo referencial para o período de outono e inverno de 2021/2022 850

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um novo referencial para o período de outono e inverno 2021/22, que pretende orientar a ação do setor da saúde e, em particular, das entidades do Ministério da Saúde, para minimizar a ocorrência de novos casos e óbitos devido à covid-19.

O documento pretende ser um instrumento orientador da ação do setor da saúde, de acordo com a evolução epidemiológica da infeção pelo SARS-CoV-2 e os potenciais desafios adicionais relacionados com o período de outono e inverno.

O referencial está assente em seis eixos estratégicos: vigilância e intervenção em Saúde Pública; vacinação; gestão de casos; resposta intersectorial; e literacia e comunicação.

Este documento é dirigido às entidades do Ministério da Saúde, não substituindo os planos específicos de reforço da capacidade de resposta e recuperação do sistema do Serviço Nacional de Saúde.

De igual modo, o referencial também pretende orientar a operacionalização da resposta ao nível regional e local. Desta forma, tenta garantir uma resposta eficiente e coordenada, ajustada à situação epidemiológica da infeção por covid-19 e aos desafios adicionais do período de outono e inverno, reduzindo o impacto na população em geral.

Pode consultar o referencial aqui.