Dia do Farmacêutico 2024: FIP determina que tema é “Pharmacists: Meeting Global Health Needs” 1028

Como é habitual, o Dia do Farmacêutico acontece a 25 de setembro de 2024, com a Federação Internacional Farmacêutica a definir que “Pharmacists: Meeting Global Health Needs”. Pela 14.ª vez, a efeméride pretende celebrar a profissão e lembrar os legisladores, outros stakeholders e a população que o papel do farmacêutico é crucial para o desenvolvimento de comunidades saudáveis em todo o globo.

“A profissão farmacêutica contribui muito para melhorar a saúde e o bem-estar. Graças à educação farmacêutica, temos uma força de trabalho qualificada, graças aos farmacêuticos e à sua ciência. Temos medicamentos essenciais e, graças aos farmacêuticos, temos serviços de saúde vitais. Desde a prescrição de tratamentos profiláticos para o HIV, no Brasil, e a vacinação de crianças, na África do Sul, até a ajuda aos pacientes no Líbano a gerir a diabetes, e a educação sobre o desperdício de medicamentos, na Holanda, colegas de todo o mundo fazem a diferença nas comunidades todos os dias”, afirmou Paul Sinclair, presidente da FIP.

Como se lê também no site da FIP, as principais necessidades de saúde foram definidas na agenda global de saúde através das metas do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que incluem alcançar a cobertura universal de saúde, acabar com as epidemias de SIDA, tuberculose e malária, combater outras doenças transmissíveis e reduzir as mortes prematuras causadas por doenças não transmissíveis, através da prevenção e do tratamento.

“O trabalho da FIP está alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fornecendo ferramentas essenciais como os Objectivos de Desenvolvimento do FIP para apoiar a profissão e facilitar o progresso em todos os países e territórios para que possamos atingir o nosso potencial em pleno. Com a campanha do Dia Mundial do Farmacêutico da FIP, a nossa voz unida tem ficado mais forte a cada ano e o nosso alcance mais amplo. Convido todos os colegas a participarem na campanha deste ano, a mostrarem o seu orgulho pelos nossos sucessos e a defenderem o valor e o potencial adicional da nossa profissão na satisfação das necessidades de saúde em todo o mundo”, acrescentou o responsável da FIP.