Dia Mundial da Saúde Mental :: AUTODOC aposta na saúde mental dos colaboradores 230

A AUTODOC, um dos principais retalhistas online de peças e acessórios para automóveis da Europa, estabeleceu como uma das suas prioridades corporativas o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores. O Dia Mundial da Saúde Mental celebra-se a 10 de outubro, mas o foco do gigante alemão nos seus colaboradores é uma realidade diária. Exemplo disso é o facto de todos os funcionários da empresa terem acesso a uma linha de assistência direta de apoio psicológico, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e a sessões online de aconselhamento com profissionais qualificados. Este tema é particularmente relevante quando a empresa acolhe no seu centro tecnológico, em Oeiras, profissionais afetados pela Guerra da Ucrânia e que foram realocados de países como a Ucrânia, Moldávia e também Rússia.

Estes benefícios são promovidos por técnicos e psicólogos altamente qualificados e estão disponíveis em diferentes idiomas, nomeadamente português, ucraniano, russo, romeno, polaco, inglês, francês e alemão para todos os funcionários. As sessões online são gratuitas, confidenciais e ainda extensíveis à família.

“Este projeto, alinhado com o objetivo de promovermos um ambiente inclusivo e solidário dentro e fora de portas, surgiu com a intenção de estimularmos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores”, afirma Fabio Massei, VP Talent Acquisition & Learning and Development da AUTODOC. “Estamos conscientes de que na sociedade atual, orientada para o desempenho, o burnout é uma doença que tem vindo a afetar cada vez mais pessoas. Assim, decidimos tomar medidas preventivas com esta oferta. Além disso, acreditamos que equipas satisfeitas com a cultura organizacional são pessoas mais motivadas e produtivas. O programa tem como objetivo orientar os nossos colaboradores”.

Para Dmitry Zadorojnii, CEO da AUTODOC SE e Diretor Geral da ATD PORTUGAL, “a expansão empresarial tem-nos ensinado que este crescimento saudável e sustentado só é possível se colocarmos as nossas pessoas em primeiro lugar. O nosso investimento mais importante a longo prazo será nas pessoas, no know-how e na sua experiência. Estamos empenhados em capacitar os nossos colaboradores para se tornarem os futuros líderes de um grupo internacional inovador de empresas”.

A retalhista online mantém em estreita articulação a gestão empresarial e a gestão de recursos humanos. Como consequência, a política de benefícios foi atualizada e ampliada de acordo com as necessidades e interesses dos colaboradores.

Política de Benefícios atrativa

Entre as medidas de cariz não financeiro, a empresa disponibiliza cursos de desenvolvimento pessoal. “Com oito sucursais e cerca de 5.000 funcionários de mais de 60 nacionalidades, a AUTODOC é uma empresa internacional e multicultural. Por isso, oferecemos aos nossos funcionários diversas oportunidades de desenvolvimento, formações e ferramentas que os ajudam a crescer rapidamente na empresa e a integrar-se bem na equipa, e apoiamos o seu desenvolvimento profissional”, afirma Fabio Massei. Após o período experimental, as equipas dispõem ainda de cursos de inglês, alemão e polaco, bem como de programas especiais de desenvolvimento e capacitação que os ajudam a atingir os principais objetivos estratégicos.

Além de múltiplos descontos em marcas de diferentes segmentos – desporto, eletrónica, viagens, moda, aluguer de automóveis, entre outros –, a empresa concede outros apoios financeiros extraordinários para a integração do colaborador. Por exemplo, no caso de trabalhadores realocados, a empresa paga os voos de cada funcionário e até três familiares, cobre parte dos custos de legalização e plano de saúde.

“Como empresa internacional, acolhemos diariamente novas nacionalidades, novas culturas e novas formas de pensar na equipa AUTODOC. É por isso que a diversidade, a inclusão e a colaboração são os valores da nossa empresa. Melhoramos continuamente a quantidade e a qualidade de nossos benefícios corporativos para aumentar a satisfação dos funcionários”, afirma Dmitry Zadorojnii.

Sobre a AUTODOC
A AUTODOC é um retalhista online líder de peças e acessórios para veículos na Europa. Fundada em Berlim em 2008 por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, a empresa tornou-se rapidamente uma das empresas de Internet mais interessantes da Europa. Desde Novembro de 2022, a empresa tem vindo a operar como sociedade anónima europeia AUTODOC SE. O Conselho de Administração é composto por Dmitry Zadorojnii (CEO) e Lennart Schmidt (CFO). Em 2022, a AUTODOC atingiu vendas de mais de 1,1 mil milhões de euros (2021: 1,0 mil milhões de euros). A AUTODOC tem 5,2 milhões de produtos na sua gama para 166 marcas de automóveis, 23 de pesados e 154 de motos. A AUTODOC tem lojas virtuais em 27 países europeus, incluindo Portugal desde 2013. A empresa emprega cerca de 5.000 pessoas em oito locais: Alemanha, Luxemburgo, França, Portugal, Polónia, Moldávia, República Checa e Ucrânia.