Dia Mundial do Ambiente 2022: todos fazemos parte da solução 602

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) apela a um envolvimento ativo e a uma maior cooperação entre governo, empresas e sociedade civil na defesa e conservação do Planeta.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente 2022, que se assinala anualmente a 5 de junho, o Presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Joaquim Ramos Pinto sinaliza que a sociedade civil “precisa estar mais presente no debate e nos processos de tomada de decisão política no que respeita a questões relacionadas com a Educação Ambiental, em particular nas políticas locais”.

“A ASPEA incita toda a sociedade e atores políticos, em particular, a investir no Nosso Planeta. É hora de ter coragem imparável para preservar e proteger a nossa saúde, as nossas famílias, os nossos meios de subsistência… Juntos devemos investir no nosso planeta”, defende o responsável.

O Dia Mundial do Ambiente 2022 tem como mote “Uma Só Terra” e apresenta, este ano, como principal foco a qualidade de vida em harmonia com a natureza.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) assinala a efeméride com participação em ações de Edução e Sensibilização Ambiental que vão decorrer em diferentes cidades do país e num evento internacional.

Em Lisboa vai realizar-se a “Feira do Ambiente”, no Parque Florestal de Monsanto. Um convite dirigido pelo Espaço Florestal de Monsanto, e que conta com a presença do núcleo ASPEA Lisboa, com a dinamização de atividades de Educação Ambiental dedicadas à água, ar, energia, resíduos, biodiversidade, poluição dos oceanos, mobilidade suave e sustentabilidade.

Em Anadia, distrito de Aveiro, a “Feira do Ambiente Anadia+Verde” tem arranque às 08h30, com a Caminhada “Anadia +verde” [com o apoio do Saca Trilhos Anadia], pelo Parque Urbano de Anadia, contando com a participação da equipa do núcleo ASPEA Aveiro, com a dinamização de oficinas, jogos e desafios nas temáticas dos solos e florestas, oceano, consumo responsável e espécies invasoras aquáticas.

A norte vão realizar-se as “I Jornadas do Ambiente de Paredes 2022”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Paredes, juntamente com o Agrupamento de Escolas da Sobreira, onde constarão atividades relacionadas com o Projeto Rios, coordenado pela ASPEA.

No Município de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, realiza-se o “9º Festival da Truta”, entre o dia 2 e 5 de junho. O núcleo ASPEA Viseu estará presente proporcionando aos convidados a “Oficina de Kokedamas – Jardins Suspensos”.

A ASPEA terá, também, uma presença internacional neste Dia Mundial do Ambiente 2022 com a participação do seu presidente Joaquim Ramos Pinto na Conferência Internacional sobre Emergência Ambiental, em formato online, organizada pela Conferência de Presidentes de Grupos Ambientais, Social Future Projects Itália, que integram a International Emergency Management Organization (ITPC).

Para o presidente da ASPEA, os “problemas que afetam a biodiversidade e o clima mundial passam por respostas políticas que conduzam a compromissos coletivos, sendo a informação e formação conducentes a atitudes e comportamentos ambientalmente responsáveis uma das ferramentas mais relevantes”.

“Os recursos informativos e educativos devem ser tornados acessíveis importando, assim, estimular toda a sociedade ao seu acesso e uso; as políticas locais, nacionais e europeias devem ser capazes de implementar as soluções necessárias para responder às diferentes crises que o Planeta atravessa. Formar cidadãos ativos, sensíveis, conscientes, detentores de capacidade crítica é, assim, o caminho que urge percorrer”, atesta ainda Joaquim Ramos Pinto.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho, resultando de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução XXVII) de 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo. Foi, aí, institucionalizado o Dia Mundial do Ambiente, cuja primeira comemoração ocorreu em 1973.

O Dia Mundial do Ambiente como objetivo de consciencializar o poder político e os cidadãos para a necessidade de estimular ações positivas na defesa e preservação do ambiente. O ambiente é um bem coletivo, património de toda a humanidade e cuja defesa e preservação é da responsabilidade de todos nós.

Mais informações disponíveis em: https://aspea.org