Sara Marques, presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), e uma das intervenientes confirmadas na próxima edição das Farma Sessions, intitulada “Farmácia 3.0: Vencer o Desafio Digital”, afirma que as farmácias correm o risco de se extinguir, caso não acompanhem a evolução tecnológica.
“Se as farmácias não evoluírem naturalmente como os outros prestadores de saúde, ficam para trás e deixam de ser considerados locais preferenciais pelos cidadãos, como neste momento são”, explica a presidente da APJF. E se estas descurarem o acompanhamento digital? “Não querendo ser fatalista, mas diria que se extinguem”, diz.
Admitindo que o período pandémico acelerou a adaptação digital das farmácias, Sara Marques explica, contudo, que “nesta fase corre-se atrás do prejuízo: primeiro existe a necessidade e depois é que acaba por se colmatar essa necessidade”. Ainda assim, são dois os fatores que potenciam uma maior digitalização destes espaços. São eles a pressão da concorrência e dos utentes. “Nos outros setores já existe uma digitalização muito grande a nível compras de produtos, consultas com outros prestadores, portanto há aqui alguma exigência”, reforça.
Também a questão financeira se revela como fundamental neste processo. “É necessário um investimento grande, não só em tecnologia como em formação dos profissionais”, destaca, ao mesmo tempo que reconhece que os sistemas informáticos utilizados “ainda não estão preparados para agregar os dados que têm e trabalhá-los no sentido de melhorar as respostas em saúde e personalizar os cuidados prestados”, diz ao Netfarma.
Duarte Santos, Sara Marques e Francisco Barros juntam-se ao painel das Farma Sessions
O acesso a dados clínicos, uma bandeira da Ordem dos Farmacêuticos, é também relevante para Sara Marques. “Neste momento, as farmácias já recebem diariamente dados em saúde, mas não são armazenados e por isso não são trabalhados. Muitos serviços são prestados e isso não é apontado no registo clínico do doente”, refere. A agregação de dados de saúde dos pacientes, reitera, seria uma mais-valia para a prestação de cuidados.
A próxima edição das Farma Sessions, intitulada “Farmácia 3.0: Vencer o Desafio Digital”, acontece no próximo dia 17 de novembro. Ainda se pode inscrever na iniciativa, que conta com uma creditação de 0,3CDP, atribuída pela Ordem dos Farmacêuticos.
Inscreva-se aqui
Esta sessão FARMA SESSIONS é uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, com o apoio da OCP Portugal e das Farmácias Holon. As revistas FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, o Portal NETFARMA e a E-newsletter FARMANEWS são os media partners desta conferência.