Diminuíram os portugueses que não compram medicamentos devido aos preços 416

Diminuíram os portugueses que não compram medicamentos devido aos preços

08 de Março de 2016

Em 2015 foram menos os portugueses que ficaram sem comprar medicamentos devido ao custo dos mesmos. O preço impediu que 14,2% dos utentes acedessem à medicação, enquanto que no ano anterior o valor dos medicamentos levou a que quase 16% dos cidadãos não os comprasse, revelou um estudo da Universidade Nova de Lisboa.

A investigação mostra também que os portugueses consideram que os preços dos serviços de saúde são um entrave à sua utilização. De acordo com o relatório, 9% dos cidadãos não compareceram às consultas devido ao valor das taxas moderadoras.

Em relação aos exames de diagnóstico, mais de 5% dos portugueses admitiram que no ano passado não os realizaram, também devido ao fator preço.

O estudo mostra ainda que 15% das pessoas não foram ao hospital por causa do valor das taxas. Ficaram assim por realizar quatro milhões de consultas em cuidados de saúde primários e hospitais e mais de um milhão de atendimentos de urgência também não se realizaram devido ao custo das taxas moderadoras, avançou a “TSF”.