A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) criou a Unidade de Gestão do Medicamento e Outras Tecnologias de Saúde (UGMTS), que tem como missão otimizar a gestão e a utilização racional de medicamentos e outras tecnologias e produtos de saúde, promovendo boas práticas e a alocação eficiente dos recursos disponíveis.
O Despacho foi publicado em Diário da República, na passada sexta-feira (06), segundo divulgou a Ordem dos Farmacêuticos (OF) no seu portal.
A UGMTS será coordenada por Nadine Ribeiro, farmacêutica especialista em Farmácia de Hospitalar e antiga diretora dos serviços farmacêuticos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que contará com o apoio de até cinco coordenadores alocados a diferentes unidades orgânicas flexíveis regionais, também estes especialistas em Farmácia Hospital e cada um com a respetiva equipa de farmacêuticos.
Esta iniciativa, cuja criação surge do Decreto-Lei nº 61/2022 e dos Estatutos de DE-SNS, pretende melhorar a qualidade dos cuidados prestados no âmbito da rede integrada do SNS, garantindo uma utilização equitativa e sustentável dos recursos do medicamento em todo o território nacional, sublinha a OF.