Dores de garganta: FIP lança guia para farmacêuticos 1192

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou um novo recuso para ajudar os farmacêuticos comunitários no tratamento da dor de garganta. Este guia de referência rápida para farmacêuticos abrange causas, triagem e tratamento farmacológico e não farmacológico.

“A dor de garganta é uma condição comum que geralmente é autolimitada. Os farmacêuticos podem apoiar a sua gestão através de um conjunto de produtos e serviços, evitando assim visitas desnecessárias a médicos de clínica geral”, afirma Rúben Viegas, coordenador de projetos de desenvolvimento e transformação de práticas da FIP e autor do guia.

A dor de garganta é uma das infeções mais comuns do trato respiratório superior para as quais os antibióticos são usados ​​de forma inadequada. Em particular, o novo recurso FIP abrange testes no local de atendimento para estreptococos, que são cada vez mais usados ​​por farmacêuticos em alguns países. “A pesquisa mostrou que esses testes no local de atendimento foram bem-sucedidos na redução da prescrição de antibióticos e, portanto, podem ser uma ajuda útil para os farmacêuticos no desempenho de um papel de administração antimicrobiana”, acrescentou Rúben Viegas.

Este guia pretende ser um complemento à publicação da FIP de 2021 “Empoderar o autocuidado: um manual para farmacêuticos”. “O autocuidado é um pilar fundamental da cobertura universal de saúde pelo importante papel que desempenha na sustentabilidade dos sistemas de saúde. Este guia de referência rápida destaca a dor de garganta como uma condição para a qual os farmacêuticos estão em posição ideal para apoiar o autocuidado informado, proporcionando um impacto substancial e capacitando os pacientes a fazer melhores escolhas de saúde e levar uma vida mais saudável”, continua.

Aceda aqui ao guia e aqui a um conjunto de seis vídeos sobre o tratamento da dor de garganta.