O farmacêutico Duarte Santos é candidato à direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) cujas eleições se realizam no próximo dia 24 de fevereiro.
Com uma vasta experiência associativa, empresarial e de liderança de projetos fundamentais para as Farmácias a nível nacional e internacional, Duarte Santos candidata-se com o objetivo de unir a ANF, tornando-a mais próxima dos seus associados e orientada para servir as Farmácias.
Unir e defender a evolução das Farmácias, reforçar a proximidade com as pessoas e ampliar o seu papel no sistema nacional de saúde são alguns dos pilares do programa eleitoral da equipa liderada por Duarte Santos.
Membro de anteriores direções da ANF, foi responsável pelo desenvolvimento, dinamização e contratualização de serviços de saúde nas Farmácias com entidades como o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os Governos Regionais da Madeira e dos Açores e com a grande maioria dos municípios. Teve também um papel fundamental no envolvimento das Farmácias de todo o país na testagem COVID-19.
Conta com uma vasta experiência de representação institucional e de relacionamento com os diversos agentes do sector da saúde, a nível nacional e internacional.
“Candidato-me para revitalizar e mobilizar uma associação fundamental para a valorização das Farmácias enquanto agentes indispensáveis para a modernização e sustentabilidade do sistema de saúde em Portugal. A força da ANF está na sua capacidade de agregar e motivar os associados a prosseguir caminhos com propósito, em torno de um projeto comum”, afirma.
Duarte Santos tem mais de 20 anos de experiência de vida associativa. Além das responsabilidades assumidas na ANF e na Ordem dos Farmacêuticos, foi também presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), no mandato de 2020, e da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), de 2011 a 2015. Concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 2008. Desde então é proprietário de uma Farmácia, tendo assumido a direção técnica e de gestão.
É membro do conselho fiscal nacional da Ordem dos Farmacêuticos. Foi diretor da Revista “Farmácia Portuguesa” e desde 2014 que é professor convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Tem um MBA pela AESE Business School de Lisboa. É ainda cronista da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.