Duarte Santos é candidato à direção da ANF 3918

O farmacêutico Duarte Santos é candidato à direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) cujas eleições se realizam no próximo dia 24 de fevereiro.

Com uma vasta experiência associativa, empresarial e de liderança de projetos fundamentais para as Farmácias a nível nacional e internacional, Duarte Santos candidata-se com o objetivo de unir a ANF, tornando-a mais próxima dos seus associados e orientada para servir as Farmácias.

Unir e defender a evolução das Farmácias, reforçar a proximidade com as pessoas e ampliar o seu papel no sistema nacional de saúde são alguns dos pilares do programa eleitoral da equipa liderada por Duarte Santos.

Ema Paulino recandidata-se à presidência da direção da ANF

Membro de anteriores direções da ANF, foi responsável pelo desenvolvimento, dinamização e contratualização de serviços de saúde nas Farmácias com entidades como o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os Governos Regionais da Madeira e dos Açores e com a grande maioria dos municípios. Teve também um papel fundamental no envolvimento das Farmácias de todo o país na testagem COVID-19.

Conta com uma vasta experiência de representação institucional e de relacionamento com os diversos agentes do sector da saúde, a nível nacional e internacional.

“Candidato-me para revitalizar e mobilizar uma associação fundamental para a valorização das Farmácias enquanto agentes indispensáveis para a modernização e sustentabilidade do sistema de saúde em Portugal. A força da ANF está na sua capacidade de agregar e motivar os associados a prosseguir caminhos com propósito, em torno de um projeto comum”, afirma.

Eleições ANF 2024: Conheça as listas candidatas na íntegra

Duarte Santos tem mais de 20 anos de experiência de vida associativa. Além das responsabilidades assumidas na ANF e na Ordem dos Farmacêuticos, foi também presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), no mandato de 2020, e da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), de 2011 a 2015. Concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 2008. Desde então é proprietário de uma Farmácia, tendo assumido a direção técnica e de gestão.

É membro do conselho fiscal nacional da Ordem dos Farmacêuticos. Foi diretor da Revista “Farmácia Portuguesa” e desde 2014 que é professor convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Tem um MBA pela AESE Business School de Lisboa. É ainda cronista da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.