E depois da tempestade, a mudança… 1091

Se é verdade que já vivemos piores tempos neste nosso setor Farmacêutico, é também verdade que este é o momento de não nos acomodarmos. Todos os dias lidamos com utentes mais exigentes, mais conhecedores, mais investigadores, e mais refinados, e é mesmo por aqui que temos que seguir caminho, porque são estes utentes que nos abrem portas para novas oportunidades, de sermos mais investigadores, mais exigentes, mais focados, superando assim os nossos objetivos, e os deles!

Quando achamos que a pólvora já foi inventada, podemos sempre torná-la mais fina e de melhor calibre, e numa era onde o termo “coaching” impera, o Farmacêutico deve reposicionar-se e adquirir novas competências, não só a nível de gestão dos produtos, mas também de empreendedorismo, liderança, conhecimentos técnicos e diferenciadores, utilizando estas ferramentas em prol da sua equipa, e reinventando assim novos serviços, tornando a farmácia também num ponto de educação para a saúde, sendo fundamental no enquadramento dos cuidados de saúde primários.

Porque a intervenção farmacêutica é urgente e deve fazer parte integrante de todos os serviços da farmácia, é nosso dever oferecer aos utentes a possibilidade destes poderem ser seguidos por uma equipa de excelência, que avalie e monitorize consistentemente não só as suas situações clínicas, mas também farmacoterapêuticas.

Portanto criemos serviços, criemos mais valor, aumentemos a qualidade e confiança nas nossas equipas, e para não perder o rasto da nossa evolução: avaliemo-nos!

Se temos a sorte do utente entrar pela porta da nossa farmácia, não devemos pensar que a nossa intervenção termina quando o mesmo sai. Ora, no contexto das novas oportunidades, o acompanhamento pós-venda pode ser uma ferramenta bastante útil na fidelização do cliente, enaltecendo o nosso compromisso para a resolução do problema.

Nós somos o elo entre os utentes e as suas necessidades, e pela confiança que nos é transmitida temos o dever de dar o melhor a quem nos visita diariamente e faz de nós a melhor farmácia do ano.

Soraia Ribeiro,
Farmacêutica Adjunta na Farmácia Holon Campo Grande