É possível prever a idade de entrada na menopausa? 427

São muitas as mulheres que se questionam sobre com que idade irão entrar na menopausa. Mas a verdade é que não existe uma resposta exata, pois algumas mulheres experienciam a menopausa precoce (antes dos 40 anos) e outras uma menopausa mais tardia (após os 55 anos).

Entre os 45 e os 55 anos, é normal que a mulher comece a sentir algumas das manifestações tão características da menopausa: sejam estas as insónias, o aumento de peso ou os conhecidos afrontamentos.

Porém, a hereditariedade é um fator que pode ter um papel importante no que diz respeito à idade de início da menopausa.
Efetivamente, ao se observar os padrões vividos pelas mulheres na sua família (mães, tias, avós) e a idade com que entraram nesta etapa, é possível ter uma noção de quando a sua menopausa se iniciará. No entanto, este não é um fator determinante, pois existem sempre exceções.

Para além da hereditariedade, há outros fatores que podem influenciar e ter um papel na entrada da menopausa. Como o consumo de tabaco, sendo este um hábito que tem bastante influência ao nível dos ovários e, por isso, uma influência na menopausa precoce. E também outros fatores como a exposição a tratamentos de quimioterapia ou a cirurgia de remoção ovárica.

Por outro lado, existem outras questões, muitas vezes associadas à entrada na menopausa, que não têm uma relação direta com a mesma. Entre elas a idade da primeira menstruação, o uso de contracetivos ou ainda a gravidez e amamentação.

Assim, é importante recordar que esta é uma etapa natural, espontânea, individual, que varia de mulher para mulher e que deve ser encarada de uma forma mais positiva. É sem dúvida uma fase desafiante, mas que pode ser vivida com tranquilidade e com as ajudas necessárias para um maior bem-estar.

Mais sobre o Femal One: www.femal.pt
O Femal One é um SUPLEMENTO ALIMENTAR 100% não hormonal da farmacêutica nacional Tecnifar.
A eficácia do Femal One está cientificamente comprovada por vários estudos, sendo os benefícios do pólen validados pelo Congresso Nacional de Menopausa 2016, realizado pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado.
É importante manter um estilo de vida saudável. Leia atentamente o folheto incluso na embalagem, antes da toma. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.

1- O pólen contribui para o conforto e bem-estar, ajudando a diminuir o desconforto e a reduzir os afrontamentos, durante a menopausa (EFSA-Q-2008-2689 – Nr. 1956).