É uma bronquiolite, e agora? 329

Começa esta semana a iniciativa “É uma bronquiolite, e agora?” que pretende dar a conhecer a pais e educadores de crianças pequenas o que é o Vírus Sincicial Respiratório (RSV). A iniciativa, promovida pela Sanofi, reúne médicos (pediatras e de medicina geral e familiar) e mães influenciadoras digitais em conversas de partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas.

Estas conversas ganham forma em três lives no instagram onde se irá falar sobre RSV, bronquiolites, quais os sintomas e cuidados a ter e o seu impacto nas crianças e nas famílias, no sentido de informar e sensibilizar pais e educadores.

A primeira live acontece no dia 08 de novembro, pelas 21h30, na página de Instagram do pediatra Manuel Magalhães que irá conversar com Jessica Athayde. A influenciadora abordará a experiência do seu filho ter tido um episódio de bronquiolite. Na segunda live, no dia 14 de novembro, às 21h30, a médica, de medicina geral e familiar, Margarida Santos, convida Dânia Neto, que foi mãe recentemente, para abordar os cuidados a ter com o bebé, quando já existe um irmão mais velho em casa. No dia 13 de dezembro, às 21h30, acontece a terceira e última conversa, moderada pelo pediatra Hugo Rodrigues, com Kelly Bailey, que foi mãe pela primeira vez em julho deste ano.

O RSV é um vírus que causa epidemias sazonais de infeções do trato respiratório inferior, incluindo bronquiolite e pneumonia em bebés. Além de comum, é altamente contagioso, atingindo 9 em cada 10 crianças até aos dois anos de idade.
A bronquiolite é uma infeção respiratória aguda, que ocorre maioritariamente nos 2 primeiros anos de vida, com um pico de incidência no primeiro ano de idade. Dos casos de bronquiolite, cerca de 60% são causados pelo RSV. O RSV é uma das principais causas de hospitalização nas crianças até aos 12 meses de idade, sendo que a maioria ocorre em crianças saudáveis.

Mais informações sobre o RSV e o seu impacto podem ser consultadas na página JuntosContraoRSV.pt