A Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares (EAHP), a Associação Europeia de Médicos Hospitalares Seniores (AEMH), a Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP) e a Sociedade Europeia de Farmácia Oncológica (ESOP) emitiram um comunicado conjunto sobre o tratamento de doentes com covid-19.
Estas quatro associações pedem aos profissionais de saúde “que monitorizem e avaliem de perto os dados clínicos e de pesquisa para fazer uso de práticas informadas por evidências ao avaliar os riscos e benefícios de cada caso individual, em particular ao usar medicamentos não aprovados”.
Apelam também que “os colegas, que têm capacidade, a participar de atividades de pesquisa para facilitar a geração e o compartilhamento de evidências necessárias para a otimização do tratamento para pacientes com covid-19”.
As associações europeias aproveitam ainda para pedir não só aos colegas, mas também “aos governos nacionais e autoridades competentes, para garantir os pedidos de stock e antecipação de certos medicamentos usados atualmente em pacientes com covid-19 não afetem o tratamento de pacientes que já estão a tomar esses medicamentos”.
Consulte a declaração conjunta aqui.