Ébola: Enfermeira britânica curada após receber novo tratamento 832

Ébola: Enfermeira britânica curada após receber novo tratamento

30 de Março de 2015

Uma enfermeira britânica infetada com Ébola na Serra Leoa deixou na sexta-feira o Royal Free Hospital de Londres curada, após ter beneficiado de um novo tratamento utilizado, segundo os médicos, pela primeira vez.

Anna Cross, de 25 anos, reservista do exército britânico e enfermeira, está «totalmente restabelecida e já não é portadora do vírus Ébola», disse o médico Michael Jacobs numa conferência de imprensa.

«Anna foi a primeira doente no mundo a receber um novo tratamento especial contra o Ébola, o MIL 77. O tratamento resultou muito bem e não teve efeitos secundários», adiantou Jacobs, especialista em doenças infeciosas.

Segundo os médicos, o novo tratamento, fabricado na China, será semelhante ao ZMapp, uma mistura experimental de anticorpos administrado a vários infetados com Ébola e que poderá ter ajudado alguns doentes a ficarem curados.

De acordo com informações avançadas pela “Lusa”, os médicos sublinharam, no entanto, ser demasiado cedo para saber se o novo medicamento desempenhou um papel no restabelecimento de Anna Cross.

A enfermeira voluntariou-se para a missão na Serra Leoa, onde chegou em fevereiro. A 12 de março foi repatriada para o Reino Unido para ser hospitalizada em Londres.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a epidemia de febre hemorrágica Ébola causou mais de 10.300 mortos entre cerca de 25.000 infetados, essencialmente em três países da África Ocidental (Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa), desde o seu início em dezembro de 2013.