Ébola: Presidente chinês anuncia pacote de ajuda superior a 25 ME 421

Ébola: Presidente chinês anuncia pacote de ajuda superior a 25 ME

18 de setembro de 2014

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje um pacote de 200 milhões de yuan (25,2 milhões de euros) para ajudar a combater a epidemia nos países da África Ocidental.

O pacote, que inclui dinheiro, alimentos e equipamentos, indicou Xi Jinping, durante a sua visita de Estado à Índia, revelando que a China também vai fornecer 2 milhões de dólares (1,5 milhões de euros) à Organização Mundial de Saúde (OMS) em dinheiro, a mesma verba a ser entregue à União Africana.

A propagação do Ébola na África Ocidental tem figurado como um grave desafio para a comunidade internacional, incluindo a China e a Índia, realçou, em declarações citadas pela agência “Xinhua”.

Segundo a “Lusa”, o novo pacote de ajuda visa ajudar a Libéria, Serra Leoa, a Guiné-Conacri e outros países no combate ao vírus, aumentando a capacidade de prevenção da epidemia nas nações vizinhas e apoiando as organizações regionais competentes no desempenho de um papel de liderança e coordenação no combate ao Ébola, afirmou Xi Jinping.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei, disse, esta quarta-feira, que uma equipa de um laboratório, formada por 59 pessoas, foi destacada para a Serra Leoa para ajudar a melhorar os testes laboratoriais como parte dos esforços.

Anteriormente, a China já tinha enviado materiais médicos e 115 especialistas para a Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Guiné-Bissau.

Caso suspeito em Espanha não se confirma – Governo

O caso suspeito de Ébola que levou os serviços de saúde espanhóis a ativarem o protocolo preventivo para a doença acabou por não se confirmar, disseram fontes do Ministério da Saúde.

Esta madrugada, um homem de 30 anos com febre e que vinha de África foi isolado na principal central de autocarros de Madrid mas as suspeitas não se confirmaram.

Um porta-voz dos Serviços de Emergência de Madrid revelou à agência “EFE” que pouco antes da meia-noite os serviços de emergência receberam um aviso da Polícia Nacional que solicitava a sua presença numa esquadra de polícia da estação de autocarros Méndez Álvaro, onde foi identificado o passageiro com febre e indisposição.